terça-feira, 31 de maio de 2011

Desenvolvimento do Estágio

Um dos objetivos do meu estágio supervisionado III é resgatar os Jogos e Brincadeiras esquecidas pelos alunos com o passar dos anos.

Dentro as dez intervenções, este objetivo estava sendo seguido à risca e pude perceber que grande número das brincadeiras populares foram esquecidas, visto que a grande maioria das brincadeiras que foram apresentadas aos alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental, já foram praticadas por mim na infância.

Penso que como o desenvolvimento tecnológico cresce mais e mais a cada ano, este crescimento faz com que meninos e meninas deixem de lado as brincadeiras populares, para ficarem na tela de computadores, vídeo games e tablets, assim não repassando os jogos e brincadeiras populares para as novas gerações.
Procurei aumentar a identidade cultural dos alunos, quanto ao resgate de brincadeiras esquecida no tempo, com temas de aula como: jogos e brincadeiras locais, jogos e brincadeiras de outras regiões, jogos e brincadeiras em grupo, jogos e brincadeiras de rua, sempre procurando trazer a vivência lúdica das atividades.

Foi possível compreender os Jogos Brincadeiras Populares como conteúdo nas aulas de educação física, segundo depoimentos dos próprios alunos.

No meu modo de pensar, esta intervenção sem dúvida foi um sucesso!

BOLINHA DE GUDE ! ! !

Há procura da origem do Jogo de Bolinha de Gude, encontramos notícias que as civilizações egípcias e romanas conheciam jogos com bolinhas.

 Estas eram feitas de mármore (vindo daí o nome em inglês do brinquedo "Marbles" - lascas de mármore), alabastro e cerâmica, madeira e até ossos de animais.




Ainda na Grécia antiga, as crianças jogavam com castanhas e azeitonas. Em Roma, com nozes e avelãs. Em um túmulo de uma criança egípcia, foram encontradas bolinhas feitas de pedras polidas, jade e ágata, datadas de 1.450 a.C.

Em Roma dos Césares, o jogo era tão popular que era conhecido como "esbothyn", que o imperador César Augusto, tinha o costume de parar na rua para assistir as partidas.

Aposto que nunca imaginou que o Jogo de Bolinha de Gude teria tanto história, percorrendo grandes eras até chegar à atualidade.


http://www.jogos.antigos.nom.br/bolinhadegude.asp

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PULAR CORDA ! ! !

Quem nunca pulou corda quando criança? 



Pois é, este ato é tão antigo, que quase impossível saber sua origem.

Essa brincadeira que é praticada em todos os cantos do mundo, que na atualidade são organizados campeonatos de pular corda.  Aposto que desta curiosidade vocês não sabiam.




Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês - rope skipping - que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.

Pular Corda ou saltar Corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação. 

sábado, 7 de maio de 2011

VOCÊ SABIA ?



Que a amarelinha marcou a infância de várias gerações de meninos e meninas, todos já sabem.




Mas poucos sabem que a palavra é de origem  francesa "marelle", que aos portugueses soava como o diminutivo de amarelo, assim amarelinha. 


A palavra original era referente a um pedaço de madeira, que no Brasil foi trocado pela pedrinha para marcar o progresso do jogador.


Esta é apenas uma variação de denominações desta brincadeira. No Brasil, conforme a região em que se encontra ganha nomes variados como, Pular Macaco (Nordeste), Academia (Rio de Janeiro), Casa da Boneca (Ceará), Sapata (Rio Grande do Sul) ou Maré (Minas Gerais); mas é como amarelinha mesmo que ela ficou mais conhecida.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Brincadeiras do Passado.....

Quem que não gostaria de voltar a sua infância e novamente poder brincar de pega-pega, pique se esconde, pique cola, pique alto, bolinha de gude e de polícia e ladrão ???



Quem não gostaria de não precisar de trabalhar, de ter o dia todo livre, sé para brincar com seus colegas ???

Eitaa tempo bom que passou tão rápido e deixa tantas lembranças.....

Pois neste blog trataremos deste assunto:


* Jogos e Brincadeiras de nossa infância que sobrevivem até a actualidade, de Jogos e Brincadeiras que foram esquecidas e também do impacto das novas tecnologias como o computador, Internet, vídeo game sobre a vida das crianças.